• Endereço: Joaquim Silveira Mello, 55. Bairro Santa Quitéria, São Roque/SP

APAE SÃO ROQUE  11 4712-3223 | 11 4712-9888

OFICINA – CLUBE DAS ARTEIRAS

Nessa oficina serão confeccionados artigos de artesanato escolhido ora pela terapeuta ocupacional ora as mães e voluntárias.

            O uso de diferentes formas de atividades contribue para trabalhar a criatividade, limitação, frustração, persistencia, paciencia, desenvolver potencialidades, elevar a auto-estima e capacitar as mães, ampliando as oportunidades de trabalho.

            Serão convidadas pessoas que apresentem habilidades em determinados artesanatos para ensinar as mães e voluntárias.

Público Alvo:

Mães dos assistidos na  APAE-São Roque  e voluntários.

PANIFICAÇÂO

            O projeto de panificação surgiu de uma sugestão da diretoria em ativar a cozinha experimental.

            A proposta foi feita no grupo de mães, mas o desafio é ampliar esse trabalho aos voluntários.

                    

Objetivo Geral:

            Produzir produtos de panificação para arrecadar verbas a serem revertidas aos assistidos contando com a  integração e colaboração das famílias e comunidade.

 

GRUPO DE MÃES

A maternidade é um desafio repleto de dúvidas, inseguranças e medos. O Grupo de Mães torna o desafio da maternidade mais leve, pois permite que sentimentos, receios e desejos sejam divididos com outras mães que já viveram, estão vivendo ou que irão viver momentos semelhantes.

O encontro e as trocas de experiências geram um impacto direto nos comportamentos das mães, desmistificando pensamentos autopunitivos como: “eu não sou uma boa mãe”, “nunca acerto com nada que faço”, “eu sou um fracasso” e fortalecendo-as mães mutuamente, além de favorecer a solidariedade e a empatia.

Público Alvo

Genitoras ou responsáveis dos alunos matriculados na APAE-São Roque inseridos nos diferenciados Programa.

PROJETO HORTA

A APAE oferece diariamente alimentação saudável e equilibrada aos assistidos. Como complemento a esse cuidado diário, o Projeto Horta surgiu para priorizar ainda mais a qualidade de vida de cada um, visando o plantio sem uso algum de agrotóxicos e o cultivo para subsistência (tanto para uso interno na elaboração do cardápio bem como para os assistidos de maior necessidade).

Inicialmente, pensou-se no plantio de legumes e verduras e, posteriormente, frutas e alimentos de acordo com o espaço disponível.

Objetivos Gerais:

  • Incentivar hábitos de alimentação saudável e de baixo custo;
  • Proporcionar uma vivência prazerosa do estudo das plantas;
  • Apresentar as variedades de frutas e hortaliças e suas noções de plantio;
  • Trabalhar questões de sustentabilidade e preservação da natureza;
  • Valorizar o meio ambiente;
  • Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
  • Estreitar as relações pela promoção do trabalho coletivo.

PROGRAMA BEM-ESTAR (SALÃO/BARBEARIA)

Nossos assistidos são adolescentes e adultos com deficiência intelectual moderada e/ou múltipla, que residem no município de São Roque e Alumínio sendo a maioria de família de baixa renda e vulnerabilidade social, e inseridos nos Programas de transferência de renda do Governo Federal (benefícios eventuais), e no Benefício de Prestação Continuada, sendo este, destinado à pessoa com deficiência e idosos dentro de suas condicionalidades.

            Pensando na importancia do bem estar pessoal e social dos assistidos pela APAE, pensou-se nesse projeto, no qual adaptaremos o espaço fisico já existente em nossa instituição com equipamentos necessários e adequados para a realização das atividades de higienização (cuidado com as mãos, cabelo e barba) e beleza.

            Compreendemos que o bem-estar  envolve também  o cuidado com a higiene pessoal  e a melhora auto-estima. A falta de higiene pessoal e do ambiente é geradora de doenças.

            Pessoas que apresentam deficiência intelectual necessitam de um olhar mais cuidadoso e muitas vezes de orientações rotineiras para manuntenção da higiene. Aqueles que apresentam dependencia no cuidado pessoal serão trabalhados em grupo de AVDs realizado por terapeuta ocupacional e incentivados nesse espaço para serem independentes.

            Como um espaço para o bem-estar pensou em ampliar para mães dos assistidos, para que possam aproveitar o espaço para se cuidarem e oferecer cuidado aos outros.

             

Objetivo Geral:

Oferecer espaço para o cuidado pessoal;

programa-familia-voluntarios.jpg